quarta-feira, 23 de maio de 2012

Resenha de CD: Hevisaurus - Räyh!

Olá limoeiros!

Sou Douglas, agora um dos responsáveis pelo conteúdo do Pão com Limão, muito prazer!
Venhor estrear no blog com um de meus assuntos preferidos, a música!


Apresento-lhes a banda de Power Metal finlandesa Hevisaurus formada em 2009 pelo baterista da banda Thunderstone, Mirka Rantanen. A apesar de em seu país o heavy metal já fazer parte da cultura, a banda tem como objetivo aproximar as crianças ao estilo. Isso mesmo, é uma banda para crianças: com letras e visual direcionados a elas.

Após alguns desentendimentos com a gravadora, a banda mudou os componentes sendo que até o próprio fundador Mirka saiu formando outra banda do mesmo estilo (Sauruxet). Apesar de tudo, o trabalho do Hevisaurus não perdeu em qualidade, somente evoluiu resultando no último trabalho lançado em 2011, o álbum Räyh!
01 Räyh! - Com uma entrada de metais no melhor estilo épico, o Hevisaurus abre o álbum. As guitarras com o peso característico da banda dão mais personalidade a música, juntamente com um refrão em coro bem marcante.
02 Pirkolla On Purkkaa - Ela vem contagiante, espelhando a atitude e digamos até o visual da banda. Temos arranjos bem inseridos de teclado, com direito até a um solo que dá boas vindas ao refrão final.
03 Katakombi-zombi - Ar egípcio e um refrão com cavalgadas de guitarra para ninguém botar defeito. Riffs pesados e o vocal apurado de Herra Hevisaurus são o grande atrativo de Katakombi-zombi.
04 Vaarallinen Aivastus - O início e a passagem das guitarras no refrão me lembraram bastante a banda Edguy... mas enfim, uma música envolvente, com uma ponte com arranjos de teclado um tanto dramáticos. Impecável o vocalista imitando sirene de polícia no refrão!
05 Kylluuta - Rock n' Roll com direito a OH YEAH! dos backing vocals. Herra Hevisaurus mostra uma interpretação a mais, enquanto o Wah-wah come solto na guitarra.
06 Kaksipinen Poliisi - Rápida, ela não dispensa floreios no solo de guitarra, e tem direito até a conversas nas estrofes, digna de uma calorosa perseguição!
07 Tahdon Maitoo - Refrão pra cantar junto e como sempre um ótimo trabalho das guitarras, nas bases e solo. (Alguém me explica o mugido de vaca antes do refrão final... O.o).
08 Laulu Ystvyyden - A baladinha do CD tem a honra de ter a amarelinha Milli Pilli nos vocais com Herra Hevisaurus. Eis um belo dueto no refrão, guitarras e arranjos lindos, encerrados com lá lá lá... Música altamente recomendada!
09 Karvainen Aave - Comece o dia com Karvainen Aave. Riffs de guitarra bem definidos com aquele velho sintetizador como base, torna esta música alegre e contagiante. Ou seja, Hevisaurus.
10 Viikinkilaivalla Avaruuteen - Voltando aos refrões mais lentos com corais da linha power, o Hevisaurus abre e encerra a Viikinkilaivalla Avaruuteen com teclados e suas pesadas guitarras.
11 Synttribileet - Backing vocals femininos dão um brilho a mais a esta música, juntamente aos teclados que estão cada vez mais presentes no álbum. O restante, é o bom heavy metal.
12 Vuosisadan Salaisuus - Após a melodia do refrão como intro e riffs agressivos, nas estrofes a guitarra por vezes acompanha a melodia da voz com a pesada palhetada. Logo após o solo, temos uma passagem mais serena com piano e voz, voltando ao bom refrão de Vuosisadan Salaisuus.
13 Riffi Raffin Tilubiisi - E a trashzeira come solta no fim de Räyh!. Apesar do vocal rápido nas estrofes, fica a cargo da guitarra os floreios e a atenção total em Riffi Raffin Tilubiisi.

Sem dúvidas podemos afirmar que a banda Hevisaurus apesar de seu visual cômico e direcionamento a princípio ao público infantil, devem ser levados a sério. Em termos de qualidade musical batem de frente com muitas bandas do estilo, mostrando que os confins gelados da finlândia ainda tem muita coisa boa para ser visto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário